4 de abril: feriado municipal de Nossa Senhora dos Prazeres

A data é instituída pela Lei n.º 1247/2015, que prevê que o feriado seja, sempre, nove dias após o Domingo de Páscoa
Por Tiago Brito
A Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, um dos principais festejos religiosos de Jaboatão dos Guararapes, é celebrado no dia 4 de abril. Antes, feriado no bairro, a data, após a Lei n.º 1247/2015, publicada no dia 17 de dezembro do ano passado, passa a ser feriado municipal.
Conforme o documento, ficam considerados feriados, de acordo com a tradição local, além da Sexta da Paixão, o aniversário da cidade (4 de maio) e o São João (24 de junho), as datas referentes às comemorações de Santo Amaro (15 de janeiro) e Nossa Senhora dos Prazeres (data móvel).
Essa data móvel quer dizer que o feriado é, sempre, decretado nove dias após o Domingo de Páscoa, contando com a referida data, o domingo. Além disso, a Festa de Nossa Senhora de Lourdes, em Cavaleiro, será ponto facultativo, de acordo com a decisão do Poder Executivo.
PROCISSÃO – No último dia de festejos a Nossa Senhora dos Prazeres, 4 de abril, haverá uma programação especial. Haverá missas às 8h e 10h. A tradicional procissão será a partir das 15h, com a imagem da padroeira. O percurso sairá do Santuário, passará Estrada da Batalha, seguirá pela Avenida Barreto de Menezes (sentido Cajá), com destino novamente ao Santuário.
Na chegada do cortejo, haverá a  Benção do Santíssimo com o arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, OSB e encerramento com show-louvor de frei Damião Silva.