Artesãos do Jaboatão participam da Feira Decor Prime Show

Cinco artistas terão suas peças expostas no Armazém Sebrae. Feira acontece de 21 a 23 de outubro no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda

Carol Moura

Quatro artesãos Jaboatanenses foram convidados para participar, de 21 a 23 de outubro da Feira Decor Prime Show, que acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, das 16h às 22h. O evento é voltado para profissionais da área de arquitetura e paisagismo.Os profissionais ficarão com mais 13 artesãos no Armazém Sebrae. O grupo faz parte do trabalho realizado pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Para o secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luiz Carlos Matos, os convites são o reconhecimento do trabalho realizado pela secretaria para o segmento. “O artesanato está sendo visto como atividade econômica e produtiva. Procuramos fomentar o segmento, que é importante para o município, uma das áreas principais do turismo. Esses convites mostram que estamos no caminho certo e são os frutos do trabalho que vem sendo realizado desde 2012. Uma satisfação muito grande em receber esse reconhecimento”, enfatizou.

Desde 2012 foi realizado um levantamento para identificar o perfil do artesão local, no sentido de se trabalhar o mercado de negócios. Foram identificados, até o momento, 20 artesãos com potencial em qualidade de produto e com um perfil empreendedor. Foram realizadas capacitações para o negócio, o produto e consequentemente o mercado.

Durante os meses de outubro, novembro e dezembro, o artesanato de Jaboatão estará presente nas grandes feiras brasileiras como Casa Cor 2015, que acontecerá de 28 de outubro a 08 de dezembro, 8º Salão do Artesanato de Brasília, de 4 a 8 de novembro, Feira Mão de Minas , de primeiro a 6 de dezembro, as duas últimas, Jaboatão e São Lourenço da Mata foram os dois únicos municípios de Pernambuco a serem convidados enquanto Prefeitura para participar dos eventos.

Na primeira quinzena de novembro estará disponível, no portal do Artesanato, no endereço www.portaldoartesanato.jaboatao.pe.gov.br , o cadastramento online para o artesão fazer parte do banco de dados da Prefeitura e assim tornar-se apto para participar das ações. Neste portal, os interessados podem ter acesso à outras informações, assim como conhecer o banco de imagem e trabalho de artesãos do município.

Ao final do trabalho o Projeto Artesanato para Negócio vem trabalhando numa nova fase, onde o resultado final será uma coleção exclusiva, que representará o artesanato do Jaboatão dos Guararapes. Nele estarão traduzidas as referências iconográficas do município, levando em co