Jaboatão promove o 1º Encontro Metropolitano de Ordem Pública e Segurança Cidadã

Encontro será realizado quarta e quinta da próxima semana, no Hotel Barramares, em Piedade, reunindo gestores de todos os municípios da RMR e estudiosos da área

Por Ciro Carlos Rocha

Com a proposta de um debate mais amplo sobre questões de segurança cidadã na Região Metropolitana do Recife (RMR), visando dividir experiências, programas e aprimorar as políticas públicas voltadas para a área, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes promove, na próxima semana, o 1º Encontro Metropolitano de Ordem Pública e Segurança Cidadã. Serão dois dias de discussões com gestores de cidades da RMR, estudiosos e representantes de comunidades jaboatanenses, entre outros envolvidos com um assunto que interessa a todos: o combate à criminalidade. Também participarão do encontro, membros do Comitê Gestor do Pacto Pela Vida.

O encontro terá na abertura uma palestra do especialista Jorge da Silva, ex-secretário de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro. Professor e coronel reformado da Polícia Militar do Rio, ele é autor de vários livros sobre temas relacionados com a violência e a criminalidade, entre eles “Segurança Pública e Polícia – Criminologia Crítica Aplicada”, que ter servido à formação de novas gerações de profissionais de segurança pública no País. Em parceria com o coronel e filósofo Carlos Magno Nazareth Cergueira, introduziu, nos anos 80, a experiência do Policiamento Comunitário no Estado do Rio.

Também atuarão como palestrantes os secretários municipais Elmo de Freitas (As ações do programa Jaboatão em Ordem), Murilo Cavalcanti (O Compaz e a Segurança Urbana do Recife), Manoel Alencar (Os municípios, a segurança pública no Brasil e as ações de controle da ordem em Paulista), este presidente nacional do Comsens (Conselho Nacional de Secretários de Segurança) e integrantes do Comitê Gestor do Pacto Pela Viva, que irão abordar as atuações do Programa junto às conexões municipais para o controle da criminalidade urbana em Pernambuco.

Outras plenárias terão a participação do secretário executivo de Coordenação de Gestão de Jaboatão, Fernando Silva, que falará sobre As políticas sociais integradas como condicionantes para a redução da criminalidade, e de conselheiros regionais de Ordem Pública e Segurança Pública, que abordarão a experiência de sua atuação em comunidades jaboatanenses.

HISTÓRICO – O 1º Encontro Metropolitano de Ordem Pública e Segurança Cidadã vem sendo articulado desde o início de 2014, quando Jaboatão lançou o programa Jaboatão em Ordem, que congrega uma série de ações voltadas para a promoção da ordem pública, entre elas as operações Cartão Postal, Sossego e Escola Protegida. De lá para cá, seis reuniões preparatórias foram realizadas: em Jaboatão (2), Olinda, Recife, Moreno, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho.

A Prefeitura também buscou, com sucesso, envolver mais a sociedade e as comunidades no debate e nas decisões sobre Segurança Cidadã: foram instaladas 30 Comissões de Segurança Cidadã, núcleos que atuam nas comunidades, e 7 Conselhos Regionais, um em cada Regional administrativa da cidade (Jaboatão Centro, Curado, Cavaleiro, Muribeca, Prazeres, Praias e Guararapes).

Em outra iniciativa, pioneira e em parceria com a Faculdade dos Guararapes (FG), a Prefeitura realizou o primeiro curso de extensão universitária em Formação de Lideranças em Gestão da Ordem Pública e Segurança Cidadã. O curso foi ministrado na Faculdade Guararapes e formou 150 alunos, entre gestores do município e lideranças comunitárias.

SERVIÇO

– 1º Encontro Metropolitano de Ordem Pública e Segurança Cidadã

– Dias 25 e 26 de novembro de 2015 (na quarta, manhã e tarde, na quinta, pela manhã)

– Hotel Barramares, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes

c9950e006835c529a9fe22682a24a5b4

image_pdfimage_print