Mais segurança em Jaboatão

Elias Gomes assina ordens de serviços para reforma de prédios e instalação de equipamentos

Felipe Pinheiro

Jaboatão em Ordem. O nome já é conhecido na cidade. Este é o programa que congrega todas as ações de segurança pública no município. Através destas ações e de outras operações e projetos, é o braço direito do Pacto pela Vida, programa estadual de segurança, em Jaboatão dos Guararapes. Desta parceria, surgiram diversas conquistas. A mais recente é a criação de um novo Batalhão de Polícia Militar na cidade. O 25º BPM será instalado em Jaboatão Centro. Na tarde desta terça-feira (13), o prefeito Elias Gomes assinou a ordem de serviço da reforma do prédio que acolherá os policiais.

O prédio é um casarão histórico que fica entre as ruas Padre Chromácio Leão e Santo Amaro. A casa já foi sede da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal. Hoje, o casarão já está em obras e a previsão é que sejam concluídas até janeiro de 2016. Aproximadamente R$ 349 mil estão sendo investidos na reforma e ampliação do prédio. “Jaboatão tem dimensão e população de metrópole. Nada mais justo que se invista cada vez mais na área de segurança e na área social, que a Prefeitura também vem investindo constantemente.”, disse Elmo de Freitas, secretário municipal de Ordem Pública e Segurança Cidadã.

Segundo o comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Pereira Neto, 350 policiais que foram incorporados ao 6º BPM na última semana serão deslocados para promover a paz nas áreas assistidas pelo novo batalhão. Atualmente, o contingente do 6ª BPM responde pelas ações em todo o Jaboatão dos Guararapes e também no município vizinho, Moreno. Com a criação do 25º, a sede da Polícia Militar de Pernambuco, na Estrada da Batalha, passará a responsabilidade das intervenções nos bairros e localidades de Cavaleiro, Curado, Jaboatão Centro e Moreno para o novo espaço, que estará mais próximo destas regiões. “A descentralização do policiamento e a proximidade da Polícia Militar estabelecerão uma relação entre a população e o soldado, permitindo que ele tome conhecimento de tudo o que ocorre nas comunidades”, disse o coronel.

“O medo é uma das maiores ameaças à vida. Perder a vida é lamentável, mas viver com medo é carregar um peso. Estamos completando o esforço do Governo Estadual, onde eles colaboram com o efetivo da Polícia Militar e nós damos toda infraestrutura e acolhimento necessário”, disse Elias Gomes, prefeito do município.

Novos equipamentos

Na solenidade desta tarde terça-feira, o prefeito Elias Gomes entregou novos equipamentos da Guarda Civil Municipal. São cinco veículos que agilizarão as ações de ordem pública e segurança cidadã, como a Rede Municipal de Pontos Seguros e outras ações preventivas em pontos estratégicos da cidade.

Os equipamentos foram adquiridos através de um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública. São dois carros, duas motos e um ônibus equipado com quatro monitores e seis câmeras que reforçarão o trabalho da Guarda Civil Municipal nos bairros e localidades de Jaboatão.

25 câmeras de monitoramento foram adquiridas para promover a segurança nos locais onde forem instaladas, auxiliar no cumprimento da ordem pública de forma mais ampla, para monitorar o trânsito local e preservar o patrimônio público de sofrer ações de vandalismo. Elias Gomes assinou a ordem de serviço que autoriza a contratação de uma empresa especializada em circuito fechado de TV, que implantará o sistema que vai permitir o monitoramento dos pontos onde os equipamentos serão instalados. Cerca de R$ 207 mil reais estão sendo investidos.

“Hoje recebemos estes equipamentos modernos, que marcam um momento bonito na cidade. Temos também a implantação do 25º Batalhão de Polícia Militar em Jaboatão Centro. São ações fundamentais para nossa comunidade. O reforço militar combaterá a criminalidade em Jaboatão e em Moreno, pois é importante a interação entre os municípios vizinhos. Precisamos combater o crime e não transferí-lo de uma cidade para outra”, refletiu o prefeito. O sistema de vídeo-monitoramento dos Ônibus tem um alcance de 3 km de distância, podendo acompanhar diversas áreas dos bairros do município.

image_pdfimage_print