Semana Nacional de Redução de Desastres em Jaboatão reforça prevenção

As ações educativas, nos dias 13 e 14 de outubro, serão concentradas nas Regionais Jaboatão Centro, Cavaleiro e Muribeca

Tiago Brito
Atitudes simples, como não cortar barreiras para construções irregulares e evitar jogar lixo nos canais, contribuem para evitar desastres naturais, a exemplo de alagamentos. Esses serão alguns dos temas debatidos durante a 11ª Semana Nacional de Redução de Desastres, em Jaboatão dos Guararapes. Durante os dias 13 e 14 de outubro, serão promovidas palestras, mesas redondas, oficinas e orientações socioeducativas, nas Regionais Jaboatão Centro (1), Cavaleiro(2) e Muribeca(4). O tema deste ano é: “Construindo uma Cidade Resiliente – 2015 /2030”.
No dia 14 de outubro, haverá ações na Escola Maria da Silva, em Cavaleiro, com mesa redonda, oficina e simulado sobre o tema. “Os trabalhos estão direcionados à prevenção, para evitar desastres nos pontos de risco. A participação da população é crucial para um trabalho mais eficaz, em parceria com a Prefeitura. E a Semana Nacional de Redução de Desastres, vem com o objetivo de sensibilizar a participação popular”, explica o superintendente de Defesa Civil, William Carvalho.
Segundo ele, outras ações preventivas, como mutirões, ampliam o monitoramento das áreas de risco da cidade, a exemplo de Jaboatão Centro e Cavaleiro. “Semanalmente, são dedicados três dias de serviços conjuntos, além de visitas técnicas nos morros. Fruto desse trabalho, que tem como principal colaborador, o cidadão. Jaboatão teve mais um inverno sem registro de morte. Um resultado que mostra a atenção do município em fortalecer a política de proteção e defesa civil, para garantir mais segurança aos cidadãos”, completa William.
A semana Nacional de Redução de Desastres foi instituída por meio de um Decreto Federal, no dia 26 de setembro de 2005. O objetivo é estimular nas pessoas a percepção de risco, em relação às vulnerabilidades e desastres. A 11ª Semana é promovida pela  Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes em parceria com a Visão Mundial e a Universidade Federal de Pernambuco.
Para mais informações, entrar em contato com a Regional mais próxima de sua residência:
Jaboatão Centro – (81) 3482-8263
Cavaleiro – (81) 3455 – 8498