Servidores da Prefeitura do Jaboatão ganham novo instrumento de qualidade de vida

Lançado, nesta quarta-feira (30), no auditório da Prefeitura, o Programa de Qualidade de Vida do Servidor – Viver Bem Servidor. Foi realizado, também, o Seminário Qualidade de Vida no Trabalho

Por Carol Moura

Pensar num ambiente de trabalho que proporcione qualidade de vida ao trabalhador é dever de qualquer empresa. Para promover um ambiente com maior qualidade de vida, saúde e promovendo a integração dos servidores, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lançou, nesta quarta-feira (30), no auditório da sede do governo, em parceria com a Faculdade dos Guararapes, o Programa de Qualidade de Vida do Servidor – Viver Bem Servidor. A iniciativa atende às áreas de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Enfermagem.

Para a secretária Executiva de Administração, Gestão de Pessoas e Previdência, Adriana Alves, “o programa tem uma perspectiva holística e integrativa do ser humano, pois enxerga além do servidor, vendo a pessoa em seu todo. O Viver Bem Servidor procura promover ferramentas para uma vida saudável aos servidores da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. A Gestão está indo além dos atendimentos formais e processuais cotidianos ao servidor, estimulando sua evolução como funcionário e também como pessoa, nas suas relações pessoais, profissionais e emocionais”, pontuou.

A Psicóloga e representante da Faculdade dos Guararapes, Fátima Casanova, explicou a importância dessa parceria entre Prefeitura e Faculdade. “É extremamente importante essa parceria entre o setor educacional e a Prefeitura, que é o coração da cidade. Trabalhar o social e assim fazer um trabalho de grande importância para o servidor. A partir do momento que você trabalha para a saúde mental dessas pessoas, isso vai dar uma qualidade maior na vida dele e consequentemente melhorar seu trabalho”, enfatizou.

Há 27 anos, o auxiliar de suporte à gestão Hamilton da Silva, 47 anos, trabalha na Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e nesse tempo nunca viu programa como esse para cuidar do servidor. “É um ótimo começo e a gestão de parabéns. Foi grande o passo dado para o bem de nós que somos servidores. Meu pedido é que esse trabalho ultrapasse gestões”, falou.

O programa

A proposta do Programa é promover saúde e bem estar aos servidores, estreitando assim, as relações interpessoais, proporcionando a melhoria da qualidade de vida e produtividade no trabalho. No lançamento, houve a realização do Seminário Qualidade de Vida no Trabalho, que contou com palestras nas áreas de Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Enfermagem relacionadas ao ambiente de trabalho.

O Viver Bem Servidor contempla ações como:

Ginástica Laboral – Visitas semanais de fisioterapeutas e educadores físicos para a realização da Ginástica Laboral e Orientação Postural nas Secretarias em datas e horários definidos.

Psicoterapia de Grupo – Encontros psicoterápicos em grupo, abordando temáticas relacionadas à Qualidade de Vida.

Dia do Servidor (28/10) – Dois dias de atividades no mês de outubro com foco na saúde, bem estar e integração visando celebrar o Dia do servidor.

Atendimento com Neurometria Funcional para os servidores – Espaço com pessoa capacitada para desenvolver análise funcional e treinamento do sistema nervoso dos servidores. Os benefícios são inúmeros como: controlar o estresse e auxiliar no tratamento da depressão, controle do cansaço e desânimo, estimular o desempenho da criatividade e do intelecto, entre outras.

Atendimento Psicológico – Espaço com psicólogo para atender os servidores.