diário

poder executivo

oficial

Centro Maristela Just comemora cinco anos de atendimento

Desde a fundação, o Centro de Referência prestou atendimento a mais 1400 vítimas

Charles Andrade

“É um privilégio viver esse dia, porque foi aqui que aprendi a dizer sim. Dizer sim para a minha vida”. Foi com essas palavras que a dona de casa, Zélia Souza, 48 anos, descreveu o encontro que comemorou o quinto aniversário do Centro de Referência da Mulher Maristela Just, nesta quarta-feira (30).  O Centro,  criado para amparar vítimas de violência doméstica, oferece à população atendimentos  psicológico, social e jurídico, sob sigilo. Com o tema: “Muitas histórias e grandes encontros”, mulheres jaboatanenses se reuniram para falar sobre suas experiências e como conseguiram superar a violência vivida dentro de casa.

Para a Secretária Executiva da Mulher do Jaboatão dos Guararapes, Ana Selma dos Santos, o Centro de Referência é um marco na política pública para a mulher no município.  “Hoje nós estamos celebrando cinco anos desta construção histórica. A partir de 2009, começamos a desenvolver todo um trabalho voltado para a mulher, de modo particular nas atividades relacionadas à prevenção e ao atendimento às mulheres vítimas da violência. Sabemos que uma arma importante no enfrentamento à violência contra a mulher é a informação. Então, quanto mais divulgarmos, mais teremos de chegar às mulheres que vivem esse contexto de violência no próprio lar”, explicou.

O encontro também serviu como momento de confraternização entre as mulheres que estão em atendimento. “Cheguei aqui só Deus sabe como. Mas encontrei esse espaço acolhedor que abraça a nossa causa e que nos fortalece, acima de tudo, com a ajuda psicológica. Hoje, nós estamos juntas celebrando as mudanças de nossas vidas”, comentou uma das assistidas pelo Maristela Just.

CENTRO DE REFERÊNCIA – O nome da unidade faz referência a Maristela Just, que foi assassinada pelo companheiro, em 1989. Além da sede, os atendimentos acontecem de forma descentralizada, uma vez por semana, nas regionais Cavaleiro e Curado. Os programas Maria da Penha vai à escola e  Maristela Just vai aos bairro, auxiliam na divulgação permanente e preventiva. O Centro de Referência da Mulher Maristela Just fica na Praça Pedro do Rio, em Massangana. Informações pelo telefone 3468.2485.

PODER EXECUTIVO

PREFEITO
LUIZ MEDEIROS

CHEFE DE GABINETE DO PREFEITO
ROGÉRIO AGUIAR

PROCURADORA GERAL
RAFAELA FERRAZ

CONTROLADOR GERAL
CARLOS MONTARROYOS

 

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO
THIAGO FERNANDES

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA
MARIA GENTILA

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA
DANIEL NASCIMENTO

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TURISMO, CULTURA E LAZER
FRANCISCO PAPALÉO

 

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTES
MÔNICA ANDRADE

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E FAZENDA
CESAR BARBOSA

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE
ZELMA PESSÔA

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
EDSON QUEIROZ