diário

poder executivo

oficial

Ação esclarece dúvidas sobre o Micro Empreendedor Individual

Além de palestras, foram feitos atendimentos individualizados para as pessoas que tinham dúvida sobre o que é o cadastro e como fazê-lo

Rose Albuquerque

O Mercado das Mangueiras, em Prazeres, foi palco, na quarta-feira (14/10), de uma ação voltada mulheres empreendedoras. Em parceria com o Sebrae, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes ofereceu um espaço para palestras e consultorias voltadas para Micro Empreendedor Individual (MEI). Com o tema “A formalização ao alcance de quem trabalha por conta própria”, as palestras foram voltadas tanto para quem já tem como para quem tem dúvidas para regularizar o próprio negócio.
“É uma política de inclusão social. Quem estava na informalidade e sem crédito passa a ter espaço. Logo, sendo um MEI, é possível ter a abertura do CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, que garante acesso a compras em empresas que só negociam com quem tem esse cadastro; o valor do imposto cai, já que é pago um valor fixo por mês; tem seguridade social; e é isento do Imposto de Renda (IR)”, elencou as vantagens a consultora do Sebrae, Ilma Américo.
A consultora ainda contou que mesmo com o nome negativado no SPC ou Serasa pode se cadastrar. Além disso, os impostos são pagos diretamente ao Estado e Municípios. “Mas lembrando que o MEI é para empreendedores que ganham até R$ 60 mil por ano”, destacou Ilma. Hoje, em todo o país, são mais de cinco milhões de pessoas formalizadas. Em Pernambuco, esse número já passa de 175 mil.
Quanto às mulheres, Ilma garantiu que é o público mais atento às informações e que é mais inovador. “Percebemos em nossas palestras que esse público é predominante. As mulheres são mais organizadas, que se informam mais e que procuram inovar mais seus serviços”, afirmou. Durante as palestras, o consultor empresarial do Sebrae, André Felipe Morais, tirou as dúvidas das pessoas individualmente.
A ação, que foi organizada pela Secretaria Executiva da Mulher de Jaboatão dos Guararapes, através do Banco da Mulher de Jaboatão. A coordenadora da instituição financeira, Grace Lira, aproveitou para destacar os avanços na área no município. “Criado há dois anos, o Banco já realizou 478 créditos. Além disso, foram criados três núcleos de feiras solidárias no município: Candeias, Curados e Jaboatão Centro. Tudo isso tem contribuído para fortalecer essa política de empoderamento econômico da mulher jaboatanense”, frisou. O Banco da Mulher de Jaboatão dos Guararapes é subsidiado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

PODER EXECUTIVO

PREFEITO
LUIZ MEDEIROS

CHEFE DE GABINETE DO PREFEITO
ROGÉRIO AGUIAR

PROCURADORA GERAL
RAFAELA FERRAZ

CONTROLADOR GERAL
CARLOS MONTARROYOS

 

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO
THIAGO FERNANDES

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA
MARIA GENTILA

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA
DANIEL NASCIMENTO

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TURISMO, CULTURA E LAZER
FRANCISCO PAPALÉO

 

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTES
MÔNICA ANDRADE

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E FAZENDA
CESAR BARBOSA

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE
ZELMA PESSÔA

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
EDSON QUEIROZ