diário

poder executivo

oficial

Instrumento de transformação: Projeto Escola Sustentável é lançado em Jaboatão Centro

Parceria entre as Secretarias executivas de Meio Ambiente e Gestão Urbana e Educação prevê diminuir ou eliminar pontos de lixo no município

Felipe Pinheiro

“Escola sustentável, que traz uma cultura. Árvore Baobá, que traz uma mistura. História, mito e realidade, que trazem a sustentabilidade”. Os versos são do rap Árvore Baobá, de Allan César, de 11 anos, aluno do 6º ano da Escola Municipal São Sebastião. O menino é um dos multiplicadores do Projeto “Escolas Sustentáveis – Juntos Cuidado da Nossa Cidade”, que foi lançado nesta quarta-feira (28), pelo prefeito Elias Gomes. A iniciativa tem caráter contínuo e visa preparar agentes ambientais no âmbito da escola que trabalharão na diminuição e tentativa de eliminação dos pontos críticos de lixo no município.

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes tomou a iniciativa de criar o que o prefeito Elias Gomes chamou de “eco-cidadãos”. A Escola São Sebastião é tida como modelo na defesa do Meio Ambiente. O lema da instituição é educar pela sustentabilidade e para a paz. Além dela, outras sete escolas também serão modelo dentro desta iniciativa. Priorizando as Regionais Jaboatão Centro, Cavaleiro e Curado, a Escola Dr. Luiz Gonzaga Maranhão, em Padre Roma, será a próxima instituição a receber as atividades lúdicas. Inicialmente, 4.258 estudantes da Rede Municipal serão beneficiados. Juntas, as secretarias executivas de Meio Ambiente e Gestão Urbana e de Educação executam e têm a missão de, até o fim de 2016, implantar o projeto em outras 60 escolas do município. “Educação é instrumento de autonomia, liberdade, mudança e transformação”, disse o prefeito.

As áreas priorizadas são as mais afetadas pelo descarte irregular dos resíduos sólidos domiciliares. O Rio Jaboatão é bastante poluído e, parte disso, foi motivado pelo hábito errado de jogar lixo em canais ou diretamente no rio. Os professores e gestores das escolas onde o projeto for implantado receberão capacitações com orientações técnicas para implantação de forma autônoma do projeto. Além disso, cada escola receberá kits de educação ambiental que incentivam a criação de espaços pedagógicos, tais como salas verdes (com jogos educativos), hortas orgânicas (com ervas medicinais e para alimentação), recreio ambiental, oficinas de eco arte (criação de objetos com materiais descartáveis, jornal verde, encontros sustentáveis, excursões pedagógicas e rádio verde. Na Escola São Sebastião, a programação da Rádio Colônia 92 é feita pelos alunos.

Segundo Amanda Pereira, assessora de educação ambiental, 100 professores já receberam a capacitação, que ensina aos mestres como trazer o conceito de sustentabilidade de modo transversal, contextualizando com o assunto de cada disciplina. A Prefeitura criou também cartilhas com todas as orientações a cerca do projeto Escolas Sustentáveis. Mil exemplares serão distribuídos para os professores do município. “Nenhuma aula normal é interrompida, a questão da sustentabilidade, da preservação, é adicionada a cada assunto. Seja em História ou Matemática, nossos professores são orientados a trazerem algo que sensibilize e conscientize cada aluno sobre a defesa do Meio Ambiente”, disse Amanda.

 

PODER EXECUTIVO

PREFEITO
LUIZ MEDEIROS

CHEFE DE GABINETE DO PREFEITO
ROGÉRIO AGUIAR

PROCURADORA GERAL
RAFAELA FERRAZ

CONTROLADOR GERAL
CARLOS MONTARROYOS

 

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO
THIAGO FERNANDES

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA
MARIA GENTILA

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA
DANIEL NASCIMENTO

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TURISMO, CULTURA E LAZER
FRANCISCO PAPALÉO

 

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTES
MÔNICA ANDRADE

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E FAZENDA
CESAR BARBOSA

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE
ZELMA PESSÔA

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
EDSON QUEIROZ