diário

poder executivo

oficial

Jaboatão anuncia reajuste de 5% para servidores

Prefeitura lembra crise nacional e diz que qualquer percentual acima disso pode comprometer os investimentos

Por: Felipe Leite

A Prefeitura do Jaboatãos dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, anunciou, nesta quinta-feira (31), o aumento salarial que dará aos servidores: o percentual subiu de 3% para 5%. Além disso, os funcionários que recebem salário minimo terão aumento de 11,67% e os professores contratados ganharão 11,31%, elevando o salário ao piso nacional dos professores. O projeto de lei foi encaminhado à Câmara de Vereadores. Os novos valores passam a valer em abril.

Segundo a secretária de Fazenda e Planejamento, Mirtes Cordeiro, a proposta inicial era de 3% de reajuste, mas, atendendo ao pedido dos representantes sindicais para que o percentual fosse maior, o município apresentou a nova proposta de 5%. “Enviamos o projeto à Câmara, conforme discutido com os sindicatos e representantes de categoria. No início era de 3%, porque em janeiro e fevereiro tivemos um incrmento de receita de apenas 2,8%, então não teríamos como dar um aumento maior que esse. Na terceira rodada de negociação, com a presença do prefeito Elias Gomes, resolvemos ampliar a margem de aumento para 5%, reduzindo a margem de investimentos em ações que estamos realizando no município para garantir esse pagamento”, explicou.

Ainda segundo Mirtes Cordeiro, Jaboatão está se esfroçando para garantir os salários em dia, o que ocorre desde o início da primeira gestão Elias Gomes, em 2009. “A proposta é de 5% e em julho será feita uma avaliação do aumento de receita. Se tiver sido maior que esse percentual, o ajuste seria repassado. Essa foi a proposta. Os sindicatos resolveram que não querem esse aumento. Isso é preocupante porque estamos vendo municípios que ainda não pagaram a folha de dezembro e nem o décimo terceiro. No Rio de Janeiro os salários estão atrasados, servidores em greve, e o Estado do Rio, que é rico, está com a proposta de parcelar salários. Nós não queremos de forma alguma chegar a essa condição”, reforçou Mirtes.

EQUILÍBRIO FINANCEIRO – A secretária destacou ainda que o cenário de dificuldades, com a crise nacional, é geral e que os governos não podem se comprometer com gastos fora do planejado, sob pena de comprometer investimentos importantes para o conjunto dos moradores.

“Queremos manter o equilíbrio financeiro. Estamos trabalhando para ampliar a arrecadação. Vamos implantar, na segunda-feira (4), uma sub-procuradoria na Fazenda para cobrar a dívida ativa, e foi criada este ano a vara de execução fiscal no fórum. Estamos organizando o município para um equilíbrio fiscal, mas não podemos nos aventurar em possibilitar aumentos que tornem o município difícil de ser governado, que coloquem em cheque ações fundamentais de atendimento à população, como Educação, Saúde, Limpeza Urbana, manutenção da iluminação, coleta de lixo e merenda escolar. Então, queremos que o funcionalismo não sofra nesssa crise. Por isso chegamos a essa proposta intermediária de 5%, que só é possível porque estamos fazendo sacrifícios em outras áreas e é o máximo que podemos oferecer”, finalizou Mirtes Cordeiro.

PODER EXECUTIVO

PREFEITO
LUIZ MEDEIROS

CHEFE DE GABINETE DO PREFEITO
ROGÉRIO AGUIAR

PROCURADORA GERAL
RAFAELA FERRAZ

CONTROLADOR GERAL
CARLOS MONTARROYOS

 

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO
THIAGO FERNANDES

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA
MARIA GENTILA

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA
DANIEL NASCIMENTO

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TURISMO, CULTURA E LAZER
FRANCISCO PAPALÉO

 

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTES
MÔNICA ANDRADE

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E FAZENDA
CESAR BARBOSA

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE
ZELMA PESSÔA

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
EDSON QUEIROZ