Avenida em Vila Rica totalmente recapeada

Primeira etapa do recapeamento de duas vias no bairro foi concluída antes do prazo de dez dias

 

Por Felipe Pinheiro
Roberval Francisco é morador da Avenida Dom Carlos Coelho há mais de dez anos. Além de morador, ele também é dono de uma pequena mercearia. Até uma semana atrás, Roberval, junto com seus vizinhos, reivindicava serviços de manutenção na via. “Tapar um ou outro buraco que dificultava o trânsito”, como ele mesmo lembra. A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes ouviu a população do bairro Vila Rica, em Jaboatão Centro, e fez mais que uma Operação Tapa-Buraco. A via, que possui aproximadamente 2 km de extensão, foi totalmente recapeada.

O serviço começou na última quarta-feira (30/09) e foi dividido em duas etapas. O recapeamento da Avenida Dom Carlos Coelho e da Avenida Dois faz parte das ações contidas no planejamento de obras e serviços da Operação Verão 2015. A Prefeitura do município investiu cerca de R$ 412 mil em mais uma obra de mobilidade em Jaboatão Centro.

Na Avenida Dom Carlos Coelho, a previsão era que o serviço terminasse em dez dias. Já nesta terça-feira (06), menos de uma semana após ter sido dada a largada na obra que beneficiaria moradores do Lote 92, dos conjuntos habitacionais e de toda Vila Rica, todo o asfalto já recebeu a melhoria. O material asfáltico utilizado no recapeamento de grandes vias chama-se Concreto Betuminoso Usinado a Quente, o CBUQ. Ele é mais resistente que aquele usado nas ações da Operação Tapa-Buraco. “O CBUQ garante mais qualidade e durabilidade do serviço de recapeamento. Utilizamos este também no Eixo da Integração e em outras vias da cidade”, disse Manoel Chaves, secretário executivo de Manutenção.

Mais bonita e completamente regularizada, a via dá acesso à Unidade de Saúde da Família do Lote 92 e também à Colônia dos Padres Salesianos. A melhoria facilitou o trânsito e tráfego de carros e pessoas e o acesso a estes locais, ao centro da Regional e a outras áreas do bairro. “Os Ônibus passam com um intervalo de tempo menor, os carros balançam menos, a viagem agora se tornou mais confortável”, disse Roberval Francisco. O depoimento do morador demonstra o êxito de mais uma obra de infraestrutura na cidade. Para o prefeito Elias Gomes, facilitar a vida das pessoas é o objetivo principal de obras como estas. “E para os moradores que fazemos essas intervenções na cidade. Damos a eles mais conforto, segurança e mobilidade”, disse o gestor.

No último ano, a Prefeitura realizou o recapeamento da Avenida Barão de Moreno, também em Vila Rica. O trecho da Avenida Dois será recapeado ainda nesta semana. As ações da Operação Verão 2015 seguem por toda a cidade.