[dkpdf-button]

Concretagem da Ponte de Cavaleiro é iniciada

Obra de mobilidade tem previsão de inauguração para o próximo dia 15 de novembro. Investimento é de R$ 233 mil

Por Felipe Pinheiro
A primeira concretagem da laje de piso da nova estrutura da ponte de Cavaleiro começou na tarde desta quarta-feira (30). A nova estrutura, na Avenida Agamenon Magalhães, está em obras desde julho, quando as antigas instalações precisaram ser demolidas, para evitar prejuízos e danos à população. As obras estão sendo tocadas a todo vapor. A melhoria na mobilidade urbana no município é uma das prioridades da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes.

Segundo Roberto Rocha, secretário executivo de Pavimentação e Drenagem, a gestão está investindo cerca de R$ 233 mil na reconstrução da ponte, que facilita o acesso ao Mercado de Cavaleiro. O trecho também é caminho para quem precisa ir à BR-232 e, assim, à Arena Pernambuco, ao Recife e demais cidades da Região Metropolitana. A Construtora Ancar é responsável pela execução da obra.

Já nesta quinta-feira (1º/10), a ferragem e a forma das paredes laterais da estrutura começarão a ser montadas. “A estrutura terá uma via de sete metros de largura para veículos e dois metros de largura de cada lado para circulação de pedestres. A nova ponte do Rio Jangadinha tem uma estrutura totalmente segura, que a antiga já não podia oferecer aos cidadãos. Então, esta é uma obra de mobilidade e também de segurança”, disse Roberto Rocha. A ponte que foi demolida no mês de julho tinha mais de 60 anos e, segundo o secretário, havia atingido seu estágio final de vida útil.

Esta etapa segue até a próxima sexta-feira. Na próxima semana, iniciam as etapas de escoramento e concretagem da laje superior, por onde os carros passarão. Após o término, o tráfego pelo trecho será permitido após 30 dias. A estrutura receberá o material asfáltico e será liberada para carros e pedestres. A previsão é que a nova ponte seja inaugurada até o dia 15 de novembro. “A recuperação da estrutura não era viável, pelo desgaste das instalações. A intervenção para a reconstrução foi precisa para não expor a população a mais riscos”, completou Roberto.

TRÂNSITO – Para cumprir com o tempo previsto para as etapas da execução, no início das obras, a Prefeitura alterou o trânsito local. Os veículos que seguem para a BR-232 estão sendo desviados pelas Ruas Sargento Silvino Macedo e Quinze de Novembro, ao lado do Mercado de Cavaleiro, e saindo na Rua Joaquim Tenório, por onde retornarão à Avenida Agamenon Magalhães, no trecho após o canteiro de obras.

No sentido contrário, o desvio é feito pela Joaquim Tenório. Mais à frente, os motoristas devem pegar a Rua Quinze de Novembro, passar pela Rua da Linha e pela Estação Coqueiral e dobrar à direita, no pontilhão do metrô, chegando à Avenida Doutor José Rufino, principal via entre os bairros do Recife e Jaboatão.