Elias Gomes fala sobre os avanços da educação de Jaboatão na Câmara Federal

Prefeito foi convidado porque o município foi contemplado recentemente com selo da Unesco

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes participou, na tarde desta terça-feira (10.11), em Brasília, de uma audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Elias foi convidado para falar sobre a experiência do município que culminou com o recebimento do selo Cidades Aprendizagem da Unesco. As Escolas Municipais Bartolomeu de Gusmão, Oscar Moura, Josefa Batista e São Sebastião foram contempladas com o selo.

Elias fez um relato de várias ações que transformaram a educação do município nos últimos sete anos. A melhoria na estrutura física e construção de novas unidades, o Programa Busca Ativa e a capacitação dos profissionais da área foram citados pelo prefeito como avanços importantes para melhoria do ensino no município. Outro ponto destacado foi a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Saímos das últimas para a primeira colocação na Região Metropolitana do Recife. Antecipamos para 2016 metas previstas pelo MEC para o ano de 2021”, disse o prefeito.

Durante a audiência, deputados da Comissão de Educação elogiaram os resultados obtidos por Jaboatão. “Conheço o prefeito Elias Gomes desde a época em que ele governava o Cabo de Santo Agostinho. Como ex-dirigente da União Nacional dos Estudantes,  lembro da dedicação do mesmo com a educação”, disse o deputado federal Wadson Ribeiro (PC do B-MG).

Participaram também da audiência na Comissão de Educação da Câmara, representantes da Unesco; de municípios contemplados com o selo Cidades  Aprendizagem e integrantes de movimentos estudantis. “O maior desafio da educação é conseguir a qualidade da aprendizagem para todos os brasileiros, formando cidadãos capazes de promover o futuro de uma nação justa e igualitária para todos”, disse o deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG), presidente da Comissão de Educação da Câmara.

Workshop

No mês de junho deste ano, Jaboatão dos Guararapes sediou o I Workshop Internacional sobre o Desenvolvimento de Cidades da Aprendizagem, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O objetivo do encontro foi incentivar a implementação de políticas públicas para a Educação, baseadas na redução de vulnerabilidades sociais e no combate às desigualdades.