Mais 350 policiais para promover a segurança em Jaboatão

A nova tropa irá compor as 40 equipes que atuam no Programa Patrulha no Bairro e possibilitará a criação do 25º Batalhão da Polícia Militar

Por Charles Andrade
Promover a paz e poupar vidas. Essa será a principal missão dos 350 novos policiais incorporados ao 6º Batalhão de Polícia Militar, localizado em Jaboatão dos Guararapes. O reforço para as cinco companhias que formam o batalhão, foi apresentado na manhã desta terça-feira (06/10), na sede da Área Integrada de Segurança Seis, pelo governador do Estado, Paulo Câmara, acompanhado do prefeito do município, Elias Gomes, entre outras autoridades. Como concluintes da última turma que ingressou à Policia Militar de Pernambuco, os 350 soldados finalizaram a fase de estágio no mês de setembro.

O prefeito do Jaboatão, Elias Gomes, destacou que a busca por uma segurança pública de qualidade é um dever de todos. “A segurança é uma questão grave em todo o país, e não apenas um problema de Pernambuco ou do Jaboatão. Aqui no município, nós temos acompanhado de perto. Não apenas para reclamar, mas para colaborar e promover a segurança de todos. Implantamos a secretaria da Ordem Pública, que faz o trabalho de atenção primária com políticas sociais, atendendo a jovens e crianças. Este reforço irá auxiliar na promoção dessas políticas e fortalecer Jaboatão com mais segurança”, comentou o prefeito.

De acordo com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alexandre Carvalho, os critérios que avaliaram a necessidade da ampliação da tropa foram evidenciados pelas estatísticas do programa Pacto pela Vida. “Jaboatão e Moreno já contam com mais de 800 mil habitantes, e por isso havia a necessidade desse reforço e da criação de um novo Batalhão. Hoje nós estamos lançando mais 350 homens que farão com que este batalhão alcance a 11ª posição entre as 31 Unidades de Polícia Militar, em todo o Estado”, afirmou.

A nova tropa irá compor as 40 equipes que atuam no Programa Patrulha no Bairro, relançado pelo Governo do Estado com o objetivo de levar mais segurança à Região Metropolitana do Recife. A chegada desses novos militares também possibilitará a criação do 25º Batalhão da Polícia Militar, que vai reforçar o combate à criminalidade organizada nos dois municípios.

De acordo com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, os índices de criminalidade no Estado têm reduzido através dos programas desenvolvidos pela Secretaria de Defesa Social. “Faz parte do planejamento que iniciamos em janeiro, na ocasião da reunião do programa Pacto pela Vida, onde sabíamos a necessidade do deslocamento do efetivo que iria entrar no Estado. Os números estavam muito preocupantes, mas estamos tendo condições de reduzir. Hoje a gente dá mais um passo em busca de ter um Estado cada vez mais tranquilo e com mais paz”, destacou.