poder executivo

Operação Verão 2015: Mais de 500 ruas receberam serviços de limpeza urbana

Reforço nas atividades do Governo Municipal completou dois meses em execução

Felipe Pinheiro

Desde setembro, as ações da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes têm sido desempenhadas com mais atenção e cuidado. Isto porque, todo os dias, os agentes da Operação Verão 2015 ganham as ruas da cidade executando inúmeras atividades. São 500 profissionais envolvidos no reforço dos serviços. Nestes dois meses, mais de 500 ruas já foram beneficiadas com as ações de limpeza urbana. Em regime de mutirão, as equipes da Gestão Municipal vêm cuidando ainda mais da cidade.

 As ruas São Lucas, Leandro Barreto, Nova, da Alegria, Arenópolis, Entre Rios, Cascata de Baixo, Salgueiro, Caruaru, Bezerra Neves, Manoel Menelau, Casimiro de Abreu, Cantor Evaldo Braga, Sofia Rodrigues e Pedra do Rio são algumas das vias que já receberam os serviços de capinação, varrição, roço, pintura de meio-fio e podação de árvores. Os serviços de limpeza urbana são contabilizados de acordo com a extensão das ruas. Ao todo, aproximadamente 163 mil metros de ruas, escadarias e praças já receberam os agentes de limpeza. Em Setembro, cerca de três mil metros de ruas não pavimentadas receberam a Operação Verão 2015. Já em Outubro, a parcial mostrou que quase cinco mil receberam as intervenções.

A limpeza acontece também nas áreas de lazer da cidade. Somente nesse período inicial das ações, 17 praças receberam o cuidado na manutenção. Além dos serviços de jardinagem, a Prefeitura executou em algumas praças, como a Praça do Rosário, em Jaboatão Centro, a recuperação das pedras portuguesas que compõem o calçamento. Geralmente, as equipes são divididas para atender melhor às demandas geradas através do monitoramento das áreas e também pela Central de Atendimento ao Cidadão. Cada localidade, recebe 20 homens para executar as ações.

Além das ruas não pavimentadas, 154 mil metros de ruas pavimentadas, como as avenidas General Manoel Rabelo, Arão Lins de Andrade, Barão de Moreno, Estrada do Paiva e Rui Barbosa, receberam os serviços de limpeza urbana da Operação Verão 2015. Em toda cidade, 14 escadarias receberam cuidados, melhorando a mobilidade e o acesso a áreas de morro, e 676 árvores foram podadas, trazendo mais segurança.