Prefeitura do Jaboatão entre os finalistas do Prêmio Municiência – Municípios Inovadores

O premio é nacional e a votação é aberta ao público.  Votação segue até o dia 25 de novembro

Carol Moura

O Sistema de Informação e Monitoramento da Ação Governamental (Simag) foi implantado pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes em 2010 como instrumento do novo modelo de gestão. A iniciativa está concorrendo com outros 14 Municípios brasileiros ao Prêmio Municiência – Municípios Inovadores, realizado pela Confederação Nacional de Municípios (FNM). A votação é aberta ao público, teve início nesta quarta-feira (14/10) e segue até o dia 25 de novembro.

“O simag é um sistema que permite um novo modelo de gestão. Ele permite que o prefeito e secretários monitorem as ações realizadas dentro do Município. A ferramenta é online e foi muito bem elaborada para atender à gestão e servir como norteador das ações. O premio dará conhecimento tanto à população, como a outros Municípios que queiram desenvolver suas experiências e ter como base o sistema de sucesso”, ressaltou Mirtes Cordeiro, secretária Municipal da Fazenda e Planejamento.

O projeto Municiência- Municípios Inovadores tem como objetivo identificar, analisar, promover e compartilhar projetos inovadores adotados pelos prefeitos nas cinco regiões do Brasil que contribuíram de forma significativa para a melhoria da gestão municipal. A partir disso, os municípios terão disponíveis um leque de alternativas adaptáveis e acessíveis, compartilhar informações e fomentar a implementação de boas práticas na gestão.
Caso esteja entre um dos cinco mais votados, a Confederação Nacional de Municípios dará apoio e parceiros para aprimoramento e sistematização da iniciativa, que resultará em um conjunto de ferramentas (toolkit), sistematizado pela confederação durante 2016 e disponibilizado a todos os Municípios e parceiros.

Para votar, é preciso acessar o site www.municiencia.cnm.org.br/votacao.php . Além de Jaboatão, Pernambuco está com três municípios concorrendo, sendo eles Afogados da Ingazeira e São José do Egito, ambos no Sertão do Pajeú.

O SIMAG

Criado em 2010, o Sistema de Informação e Monitoramento da Ação Governamental (Simag) é um aplicativo em formato web, com foco no acompanhamento e na avaliação das ações da Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes, cuja principal finalidade é integrar o processo de planejamento, acompanhamento e avaliação da ação governamental, tornado-o mais dinâmico e eficiente. Tem como viés o monitoramento e avaliação das ações governamentais no território; otimizar recursos financeiros para execução das ações; promover uma gestão pública transparente, democrática, participativa descentralizada e integrada; monitorar o desenvolvimento das ações regionalizadas; incentivar o planejamento, monitoramento e avaliação da gestão; desenvolver mecanismos contínuos de comunicação com a sociedade.