Jaboatão participa da 4ª Feira de Negócios do Artesanato de Camaragibe

O evento teve início no dia 30 de setembro e segue até este domingo (04), das 16h às 22h, na Praça de Eventos, no bairro Vila da Fábrica- Camaragibe

Carol Moura

Vinte e quatro grupos de Artesãos do Jaboatão dos Guararapes, ligados ao projeto de Economia Solidária da Secretaria Executiva do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes participam, da 4ª Feira de Negócios do Artesanato de Camaragibe (Fenearc). O evento começou no dia 30 de setembro e segue o dia 4 de outubro, das 16h às 22h, na Praça de Eventos, no bairro Vila da Fábrica, em Camaragibe. São cinco estandes com os produtos comercializados e três voltados para produtos alimentícios.

Para o secretário Executivo do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Reginaldo Guimarães, a presença de Jaboatão na Fenearc é a consolidação do artesanato do município nas feiras de Pernambuco. “Estamos participando pela quarta vez consecutiva e com oito estandes. Além disso, é potencializado o trabalho de cada grupo e surgem ali oportunidades imediatas e futuras. Vemos também a evolução dos produtos, fruto do processo de capacitação que eles passam dentro do projeto”, enfatizou.

A artesã Ana Rosa Rodrigues é integrante do grupo Corujas, que possui 15 integrantes, e há um ano e meio participa do grupo de Economia Solidária da Prefeitura do Jaboatão. Segundo ela o apoio da Prefeitura tem sido primordial para o trabalho desenvolvido. “É muito importante esse apoio dado a gente. Com os cursos e capacitações nosso trabalho tem melhorado e nossos produtos também”, explicou.

Na feira são comercializados produtos diversos como: porta-treco, quadros, panos de prato, caixas em mdf, pintura em tecido, imã de geladeira, canecas decoradas, bijuterias, chaveiros, roupas infantis, pintura em cerâmica, artigos feitos com pneus reciclados, bonecas de pano, luminárias, porta pendrive, sapatos, jogo de cozinha, puxa sacos, entre outros. Já na área da alimentação, são comercializados doces, salgados, comida regional, sopa, entre outros.

Participam da feira os grupos Pintura em Cerâmicas, Irmãs Artes, Valmir Araras, Mulheres Arterecicladoras do Curado, Borboleta em Arte, Ciranda de Artes, Grupo Variedades, Mãe Rainha, Unidas em Arte, Oxente Artesanato, Jardineiras das Artes, Associação Artes Curado, Tudo com Arte, Associação Vila esperança, Mari Flores Artes em EVA, Ateliê Flor Azul, Cavalcanti Calcados, Ateliê Cida e Neia, Ateliê Quintal Artes, Fino Artesanato, Mariarte, Grupo Corujas, Meninas do Rio, Ecoartemaria