Projeto visa incrementar renda das famílias de áreas rurais da cidade
Felipe Pinheiro
Ao longo do tempo, Jaboatão dos Guararapes se viu crescer e deixar de ser apenas a cidade das usinas e engenhos para ser também o município das indústrias, do comércio, do turismo e do desenvolvimento. A economia da cidade é diversificada e engloba todos estes setores, incluindo a agricultura. Muitos jaboatanenses vivem da terra e é pensando neles que o Governo Municipal está investindo na criação de tanques de piscicultura nas propriedades de moradores da zona rural do município.
De acordo com Heitor Albuquerque, coordenador de agricultura e pesca da Companhia Municipal de Agricultura e Abastecimento (Comab), aproximadamente 250 famílias das áreas rurais do Jaboatão dos Guararapes serão beneficiadas. “Inicialmente, estamos dando apoio às famílias de assentamentos rurais em áreas das Regionais Jaboatão Centro e Muribeca. As pequenas unidades agrícolas são independentes e terão o apoio da Prefeitura para incrementar a renda familiar de cada proprietário de terra”, disse. Os tanques de piscicultura que estão sendo escavados têm tamanho aproximado de 3 metros de altura por 10 de largura e comprimento.
Nos tanques, os agricultores criarão peixes para venda e consumo próprio. Além disso, o trabalhador-rural poderá realizar a captação e o armazenamento de águas para irrigação agrícola, possibilitando uma produção estável e de melhor qualidade. Com a medida, a Prefeitura visa, além de incrementar a renda, contribuir com a segurança alimentar e nutricional das comunidades. A Comab é o órgão responsável pela execução do projeto, que trará mais desenvolvimento para as áreas rurais do Jaboatão dos Guararapes.