diário

poder executivo

oficial

Jaboatão decreta Situação de Emergência para combater o Aedes Aegypti

image_printIMPRIMIR

Município promove uma verdadeira guerra contra o mosquito e trabalha para mobilizar a população

Por Monaliza Brito

Uma verdadeira guerra foi declarada contra o mosquito Aedes Aegypti em Jaboatão dos Guararapes e a Prefeitura está completamente mobilizada para entrar nesta batalha. Nesta terça-feira (1), o prefeito Elias Gomes decretou situação de emergência por 180 dias, em decorrência Epidemia por Doenças Infeciosas Virais (Dengue, Zica e Chicungunya) transmitidas pelo mosquito, além do risco de novos casos de microcefalia.

A Situação de Emergência autoriza a adoção de todas as medidas administrativas necessárias à imediata resposta, por parte do Poder Público, à situação vigente e é de fundamental importância para intensificar as ações intersetoriais de combate à praga. Entre as principais ações a serem empreendidas estão a reativação do comitê intersetorial para o controle do Aedes Aegypt; realização de mutirões de limpeza em todas as Regionais; e um reforço no envolvimento da população tanto no combate quanto na prevenção da infestação do mosquito.

“Esta é uma batalha que o Governo não irá vencer sozinho. Precisamos da população engajada fazendo a sua parte para nos ajudar”, destacou a Secretária Executiva de Promoção da Saúde, Gessyane Paulino. A secretária se reuniu com sua equipe nesta terça para finalizar um plano de mobilização de combate aos focos de infestação do mosquito.

A primeira reunião do comitê temático será realizada no dia 7 de dezembro, a partir das 9h, na Associação Industrial dos Panificadores, em Piedade. Além disso, um mapeamento realizado pela Prefeitura já detectou os bairros mais críticos, nos quais a infestação do vetor já indica riscos de surto das doenças causadas pelo mosquito. Um deles é o bairro de Prazeres, na Regional 5, que será o primeiro a receber o Dia D de Combate ao Aedes Aegypti, no dia 11 de dezembro.

Também já está sendo formulada uma lei que permita aos Agentes de Controle de Endemias entrarem nos imóveis fechados e dê multa para os domicílios reincidentes de foco de criadouros em conjunto com atores judiciais.

Mobilização popular
Mas um dos grandes focos da campanha é a conscientização e o envolvimento da sociedade. Para este fim, toda a gestão vem sendo envolvida em ações educativas. Especialmente aqueles que estão na ponta, trabalhando diretamente com a população, como agentes comunitários de saúde, profissionais de educação e mobilizadores em geral.

Atividades lúdicas, como apresentações de teatro de bonecos também serão utilizadas, além de panfletagem e intensificação de debates sobre o tema nas grandes ações municipais, como por exemplo, nas Plenárias das Cidades, que vem acontecendo em todas as Regionais.

PODER EXECUTIVO

PREFEITO
LUIZ MEDEIROS

CHEFE DE GABINETE DO PREFEITO
ROGÉRIO AGUIAR

PROCURADORA GERAL
RAFAELA FERRAZ

CONTROLADOR GERAL
CARLOS MONTARROYOS

 

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO
THIAGO FERNANDES

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA
PAULA MENEZES
(Em Exercício)

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA
DANIEL NASCIMENTO

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TURISMO, CULTURA E LAZER
FRANCISCO PAPALÉO

 

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTES
MÔNICA ANDRADE

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E FAZENDA
CESAR BARBOSA

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE
ZELMA PESSÔA

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
EDSON QUEIROZ