diário

poder executivo

oficial

Jaboatão amplia guerra ao Aedes aegypti; Imóveis fechados poderão ser visitados

image_printIMPRIMIR

Prefeito Elias Gomes reuniu todo a equipe, neste sábado (07/12), para reforçar enfrentamento. Projeto que permite à Prefeitura entrar em imóveis fechados já foi aprovado

Por Ciro Carlos Rocha

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes poderá, já a partir da próxima semana, ter acesso a imóveis do município que estejam fechados e/ou abandonados ou aos que os proprietários não autorizem este acesso. A entrada forçada dos agentes sanitários, quando houver recusa, é importante para as ações de combate ao Aedes aegypit, mosquito transmissor das doenças dengue, chikungunya e zica, e motivou um projeto de lei enviado pelo prefeito Elias Gomes à Câmara de Vereadores. O projeto foi aprovado pelo Legislativo e a lei será sancionada na próxima semana.

A fiscalização nos imóveis do município, com o objetivo de erradicar possíveis focos do Aedes aegypit, foi um dos pontos de uma reunião que durou toda a manhã deste sábado (05/11), no Palácio da Batalha, sede da Prefeitura de Jaboatão, em Prazeres. Disposto a ampliar o enfrentamento ao mosquito, o prefeito reuniu todo o secretariado e outros gestores municipais para discutir as ações já em andamento e novas formas de encarar o problema, inclusive com a mobilização da população, o que é considerado fundamental.

Já na segunda (07/11), a Prefeitura lança o Comitê Intersetorial de Mobilização, Combate, Prevenção e Controle ao Aedes aegypit, que ficará à frente das ações (interligadas entre várias secretarias) e mobilizará a participação da sociedade civil organizada e da população de uma forma geral, por meio das escolas, instituições religiosas, associações, cooperativas, empresas etc. O apoio do Exército será solicitado. “Estamos numa guerra e é preciso atacar este problema de forma organizada e com a participação de todos. Não é uma questão só de governo”, afirmou Elias Gomes.

Sob a coordenação da secretária de Governo, Karla Menezes, o Comitê Intersetorial ficará à frente da mobilização para convocação da população, inclusive com o envolvimento de voluntários, e do Plano de Mobilização e Combate ao Aedes aegypit, que também foi discutido neste sábado e será apresentado na segunda-feira, após a formalização do Comitê Intersetorial. O plano ampliará todas as ações já em andamento e lançará novas, envolvendo todos o governo municipal.

PODER EXECUTIVO

PREFEITO
LUIZ MEDEIROS

CHEFE DE GABINETE DO PREFEITO
ROGÉRIO AGUIAR

PROCURADORA GERAL
RAFAELA FERRAZ

CONTROLADOR GERAL
CARLOS MONTARROYOS

 

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO
THIAGO FERNANDES

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA
PAULA MENEZES
(Em Exercício)

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA
DANIEL NASCIMENTO

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, TURISMO, CULTURA E LAZER
FRANCISCO PAPALÉO

 

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTES
MÔNICA ANDRADE

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E FAZENDA
CESAR BARBOSA

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE
ZELMA PESSÔA

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
EDSON QUEIROZ