Você está visualizando atualmente Artesãos do Jaboatão participam da Feira Decor Prime Show

Artesãos do Jaboatão participam da Feira Decor Prime Show

Cinco artistas terão suas peças expostas no Armazém Sebrae. Feira acontece de 21 a 23 de outubro no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda

Carol Moura

Quatro artesãos Jaboatanenses foram convidados para participar, de 21 a 23 de outubro da Feira Decor Prime Show, que acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, das 16h às 22h. O evento é voltado para profissionais da área de arquitetura e paisagismo.Os profissionais ficarão com mais 13 artesãos no Armazém Sebrae. O grupo faz parte do trabalho realizado pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Para o secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luiz Carlos Matos, os convites são o reconhecimento do trabalho realizado pela secretaria para o segmento. “O artesanato está sendo visto como atividade econômica e produtiva. Procuramos fomentar o segmento, que é importante para o município, uma das áreas principais do turismo. Esses convites mostram que estamos no caminho certo e são os frutos do trabalho que vem sendo realizado desde 2012. Uma satisfação muito grande em receber esse reconhecimento”, enfatizou.

Desde 2012 foi realizado um levantamento para identificar o perfil do artesão local, no sentido de se trabalhar o mercado de negócios. Foram identificados, até o momento, 20 artesãos com potencial em qualidade de produto e com um perfil empreendedor. Foram realizadas capacitações para o negócio, o produto e consequentemente o mercado.

Durante os meses de outubro, novembro e dezembro, o artesanato de Jaboatão estará presente nas grandes feiras brasileiras como Casa Cor 2015, que acontecerá de 28 de outubro a 08 de dezembro, 8º Salão do Artesanato de Brasília, de 4 a 8 de novembro, Feira Mão de Minas , de primeiro a 6 de dezembro, as duas últimas, Jaboatão e São Lourenço da Mata foram os dois únicos municípios de Pernambuco a serem convidados enquanto Prefeitura para participar dos eventos.

Na primeira quinzena de novembro estará disponível, no portal do Artesanato, no endereço www.portaldoartesanato.jaboatao.pe.gov.br , o cadastramento online para o artesão fazer parte do banco de dados da Prefeitura e assim tornar-se apto para participar das ações. Neste portal, os interessados podem ter acesso à outras informações, assim como conhecer o banco de imagem e trabalho de artesãos do município.

Ao final do trabalho o Projeto Artesanato para Negócio vem trabalhando numa nova fase, onde o resultado final será uma coleção exclusiva, que representará o artesanato do Jaboatão dos Guararapes. Nele estarão traduzidas as referências iconográficas do município, levando em co