Você está visualizando atualmente Agentes Comunitários são capacitados sobre Políticas de Saúde LGBT

Agentes Comunitários são capacitados sobre Políticas de Saúde LGBT

Monaliza Brito

Os Agentes Comunitários de Saúde da Regional 3 (Curados), participaram na manhã da terça-feira (10), no auditório da Regional, de uma capacitação sobre  “Política Estadual de Saúde Para a População LGBT”. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes com a Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Governo de Pernambuco.

“Os Agentes de Saúde também são agentes formadores, pois eles levam a informação até a casa das pessoas. Por isso, o principal objetivo é aproximar esses profissionais de atenção básica dessa temática LGBT, instruindo-os sobre as políticas nacional e estadual para a população LGBT”, explicou o palestrante da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, Thiago Florêncio.

A agente de saúde do Curado 1, Alexsandra de Araújo, falou sobre o que mais chamou sua atenção na capacitação. “Eu, assim como a maioria dos agentes, não sabia que podíamos colocar o nome social dos transexuais nos prontuários ou até mesmo no cartão do SUS, foi uma grande novidade para mim”, disse.

Já a Agente de Saúde do Curado 4, Nires Cardoso,  disse que aprendeu muito sobre a legislação de saúde voltada para o público LGBT. “Nós conhecemos e passamos a entender um pouco mais sobre essa legislação. Mas, a principal lição que eu, e tenho certeza de que todos os meus colegas também, iremos levar adiante. É, sem dúvidas, a grande importância de respeitar o próximo independente da sua orientação sexual”, afirmou.

Além da Regional 3, a capacitação já aconteceu nas Regionais 1 (Jaboatão Centro) e 2 (Cavaleiro). Na Próxima quinta-feira (12), será realizada na Regional 4 (Muribeca).