Você está visualizando atualmente Cães abandonados recebem vacinação em Jaboatão dos Guararapes

Cães abandonados recebem vacinação em Jaboatão dos Guararapes

As 800 doses da vacina, que combate oito doenças, foi adquirido numa doação das Ongs Brala, Gato Feliz e Cia, AAPA e Savana. São imunizados animais de abrigos, Mercados Públicos e que estão no Centro de Vigilância Ambiental (CVA)

Por Carol Moura

Muitos cães são abandonados e são acolhidos em abrigos. Para garantir imunização de cachorros que vivem aglomerados, nos Mercados Públicos e no Centro de Vigilância Ambiental (CVA), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio de uma doação das Ongs Brala, Gato Feliz e Cia, AAPA e Savana, imunizará 800 animais contra as doenças cinomose, hepatite, adenovírus tipo 2, parvovirose, paraenfluenza, coronavirose e leptospirose canina. A equipe da secretaria Executiva de Meio Ambiente e Gestão Urbana iniciou a aplicação, nesta quinta-feira (19), no Mercado Público de Cavaleiro.

Segundo a veterinária e coordenadora de Defesa e Proteção Animal da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Ana Claudia Araújo, a prevenção é o melhor remédio. “Essas doenças só podem ser prevenidas por meio da vacina. Com a imunização, evita a disseminação da doença entre os animais e também o óbito. São doenças extremamente graves e o índice de mortalidade é muito alto”, enfatizou. A coordenadora explicou, ainda, que a cinomose é uma doença que acomete muitos animais de rua e que vivem aglomerados em abrigos no município, por isso, é o grande foco da vacinação.

CINOMOSE – É uma doença que atinge especificamente os cães. O vírus tem um grau elevadíssimo de contágio, pois pode sobreviver nos ambientes – principalmente frios e secos – por um longo período de tempo. Já nos locais quentes e úmidos tem em média um mês de sobrevivência. Como é um vírus “invisível” a prevenção é a melhor forma de evitá-lo. A doença atinge vários órgãos do animal e, na maioria dos casos, leva à morte do cachorro.