poder executivo

Cães abandonados recebem vacinação em Jaboatão dos Guararapes

As 800 doses da vacina, que combate oito doenças, foi adquirido numa doação das Ongs Brala, Gato Feliz e Cia, AAPA e Savana. São imunizados animais de abrigos, Mercados Públicos e que estão no Centro de Vigilância Ambiental (CVA)

Por Carol Moura

Muitos cães são abandonados e são acolhidos em abrigos. Para garantir imunização de cachorros que vivem aglomerados, nos Mercados Públicos e no Centro de Vigilância Ambiental (CVA), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio de uma doação das Ongs Brala, Gato Feliz e Cia, AAPA e Savana, imunizará 800 animais contra as doenças cinomose, hepatite, adenovírus tipo 2, parvovirose, paraenfluenza, coronavirose e leptospirose canina. A equipe da secretaria Executiva de Meio Ambiente e Gestão Urbana iniciou a aplicação, nesta quinta-feira (19), no Mercado Público de Cavaleiro.

Segundo a veterinária e coordenadora de Defesa e Proteção Animal da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Ana Claudia Araújo, a prevenção é o melhor remédio. “Essas doenças só podem ser prevenidas por meio da vacina. Com a imunização, evita a disseminação da doença entre os animais e também o óbito. São doenças extremamente graves e o índice de mortalidade é muito alto”, enfatizou. A coordenadora explicou, ainda, que a cinomose é uma doença que acomete muitos animais de rua e que vivem aglomerados em abrigos no município, por isso, é o grande foco da vacinação.

CINOMOSE – É uma doença que atinge especificamente os cães. O vírus tem um grau elevadíssimo de contágio, pois pode sobreviver nos ambientes – principalmente frios e secos – por um longo período de tempo. Já nos locais quentes e úmidos tem em média um mês de sobrevivência. Como é um vírus “invisível” a prevenção é a melhor forma de evitá-lo. A doença atinge vários órgãos do animal e, na maioria dos casos, leva à morte do cachorro.