poder executivo

Comunidade de Retiro, em Cavaleiro, ganha posto de saúde reformado

Foram investidos R$ 240 mil na unidade, com reforço na estrutura e compra de equipamentos novos.

 Tiago Brito

A Rede Municipal de Saúde de Jaboatão dos Guararapes possui 80 unidades de saúde, com 98 Equipes de Saúde da Família.  Na atual gestão, já foram 14 unidades construídas e outras 32 entre reformadas e ampliadas. Até o final do governo, em dezembro de 2016, a meta é atender sete em cada dez famílias, o que corresponde a 70% da cobertura. Esta meta foi reforçada pelo prefeito Elias Gomes, na noite da quarta-feira (04/11), durante a entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) de Retiro, em Cavaleiro, após a reforma.
O posto de saúde de Retiro recebeu investimento de R$ 240 mil, recurso municipal e federal, na área de estrutura (pintura, cerâmica, instalação de louças e metais e sistemas hidráulico e elétrico) e de novos equipamentos. Com os serviços normalizados nesta quinta (05/11), a capacidade de atendimento diário é entre 70 e 100. As instalações do local são distribuídas em consultório, copa, banheiro com acessibilidade, farmácia e salas de odontologia, de procedimentos básicos e de esterilização.
“No momento em que o Brasil vive uma situação econômica instável, anunciamos novos investimentos e entregamos obras. Em outubro, no intervalo de uma semana, assinamos a ordem de serviço de mais 15 escolas e 13 quadras poliesportivas. Na saúde, o trabalho não é diferente. Está em andamento a construção da Maternidade Rita Barradas, em Sucupira”, afirmou o prefeito Elias Gomes.
Ele lembrou, ainda, que com as novas obras é preciso mobilizar novos profissionais. Para isso, destacou, Jaboatão realizou concurso público para preencher 800 vagas. Desse efetivo, 200 já foram empossados e, ainda este ano, outros 200 serão convocados. “Até 2016, todos serão chamados”, assegurou o prefeito.
MAIS SAÚDE – Com lágrimas nos olhos, a dona de casa Lindinalva Melo, 48 anos, comemorou a entrega do posto. “Saúde é um serviço essencial para os moradores. E o que aconteceu, prova o cuidado que a Prefeitura tem com a gente”, disse. “Como é bom ver o posto todo pintado e mais organizado. Só quem tem a ganhar somos nós”, reforço a estudante Surivânia Maria de Souza, 31 anos.
A secretária Executiva de Promoção da Saúde, Gessyanne Paulino, destacou o esforço da gestão em, com investimentos mesmo em tempo de crise, oferecer mais atendimento à população. Ela informou que mais nove postos de saúde, sendo dois também na Regional Cavaleiro,  e duas policlínicas estão sendo reformadas atualmente no município.