Prefeitura investe em tanques de piscicultura para agricultores do município

Projeto visa incrementar renda das famílias de áreas rurais da cidade

Felipe Pinheiro

Ao longo do tempo, Jaboatão dos Guararapes se viu crescer e deixar de ser apenas a cidade das usinas e engenhos para ser também o município das indústrias, do comércio, do turismo e do desenvolvimento. A economia da cidade é diversificada e engloba todos estes setores, incluindo a agricultura. Muitos jaboatanenses vivem da terra e é pensando neles que o Governo Municipal está investindo na criação de tanques de piscicultura nas propriedades de moradores da zona rural do município.

De acordo com Heitor Albuquerque, coordenador de agricultura e pesca da Companhia Municipal de Agricultura e Abastecimento (Comab), aproximadamente 250 famílias das áreas rurais do Jaboatão dos Guararapes serão beneficiadas. “Inicialmente, estamos dando apoio às famílias de assentamentos rurais em áreas das Regionais Jaboatão Centro e Muribeca. As pequenas unidades agrícolas são independentes e terão o apoio da Prefeitura para incrementar a renda familiar de cada proprietário de terra”, disse. Os tanques de piscicultura que estão sendo escavados têm tamanho aproximado de 3 metros de altura por 10 de largura e comprimento.

Nos tanques, os agricultores criarão peixes para venda e consumo próprio. Além disso, o trabalhador-rural poderá realizar a captação e o armazenamento de águas para irrigação agrícola, possibilitando uma produção estável e de melhor qualidade. Com a medida, a Prefeitura visa, além de incrementar a renda, contribuir com a segurança alimentar e nutricional das comunidades. A Comab é o órgão responsável pela execução do projeto, que trará mais desenvolvimento para as áreas rurais do Jaboatão dos Guararapes.