poder executivo

Agentes Comunitários são capacitados sobre Políticas de Saúde LGBT

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes com a Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Governo de Pernambuco

Monaliza Brito

Os Agentes Comunitários de Saúde da Regional 3 (Curados), participaram na manhã da terça-feira (10), no auditório da Regional, de uma capacitação sobre  “Política Estadual de Saúde Para a População LGBT”. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes com a Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Governo de Pernambuco.

“Os Agentes de Saúde também são agentes formadores, pois eles levam a informação até a casa das pessoas. Por isso, o principal objetivo é aproximar esses profissionais de atenção básica dessa temática LGBT, instruindo-os sobre as políticas nacional e estadual para a população LGBT”, explicou o palestrante da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, Thiago Florêncio.

A agente de saúde do Curado 1, Alexsandra de Araújo, falou sobre o que mais chamou sua atenção na capacitação. “Eu, assim como a maioria dos agentes, não sabia que podíamos colocar o nome social dos transexuais nos prontuários ou até mesmo no cartão do SUS, foi uma grande novidade para mim”, disse.

Já a Agente de Saúde do Curado 4, Nires Cardoso,  disse que aprendeu muito sobre a legislação de saúde voltada para o público LGBT. “Nós conhecemos e passamos a entender um pouco mais sobre essa legislação. Mas, a principal lição que eu, e tenho certeza de que todos os meus colegas também, iremos levar adiante. É, sem dúvidas, a grande importância de respeitar o próximo independente da sua orientação sexual”, afirmou.

Além da Regional 3, a capacitação já aconteceu nas Regionais 1 (Jaboatão Centro) e 2 (Cavaleiro). Na Próxima quinta-feira (12), será realizada na Regional 4 (Muribeca).