Você está visualizando atualmente Elias Gomes fala sobre os avanços da educação de Jaboatão na Câmara Federal

Elias Gomes fala sobre os avanços da educação de Jaboatão na Câmara Federal

Prefeito foi convidado porque o município foi contemplado recentemente com selo da Unesco

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes participou, na tarde desta terça-feira (10.11), em Brasília, de uma audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Elias foi convidado para falar sobre a experiência do município que culminou com o recebimento do selo Cidades Aprendizagem da Unesco. As Escolas Municipais Bartolomeu de Gusmão, Oscar Moura, Josefa Batista e São Sebastião foram contempladas com o selo.

Elias fez um relato de várias ações que transformaram a educação do município nos últimos sete anos. A melhoria na estrutura física e construção de novas unidades, o Programa Busca Ativa e a capacitação dos profissionais da área foram citados pelo prefeito como avanços importantes para melhoria do ensino no município. Outro ponto destacado foi a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Saímos das últimas para a primeira colocação na Região Metropolitana do Recife. Antecipamos para 2016 metas previstas pelo MEC para o ano de 2021”, disse o prefeito.

Durante a audiência, deputados da Comissão de Educação elogiaram os resultados obtidos por Jaboatão. “Conheço o prefeito Elias Gomes desde a época em que ele governava o Cabo de Santo Agostinho. Como ex-dirigente da União Nacional dos Estudantes,  lembro da dedicação do mesmo com a educação”, disse o deputado federal Wadson Ribeiro (PC do B-MG).

Participaram também da audiência na Comissão de Educação da Câmara, representantes da Unesco; de municípios contemplados com o selo Cidades  Aprendizagem e integrantes de movimentos estudantis. “O maior desafio da educação é conseguir a qualidade da aprendizagem para todos os brasileiros, formando cidadãos capazes de promover o futuro de uma nação justa e igualitária para todos”, disse o deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG), presidente da Comissão de Educação da Câmara.

Workshop

No mês de junho deste ano, Jaboatão dos Guararapes sediou o I Workshop Internacional sobre o Desenvolvimento de Cidades da Aprendizagem, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O objetivo do encontro foi incentivar a implementação de políticas públicas para a Educação, baseadas na redução de vulnerabilidades sociais e no combate às desigualdades.